O QUE É O TAROT?

text3

O Tarot é um instrumento que por não estar diretamente relacionado com nenhuma religião, carrega historicamente um grande Karma, sendo relacionado a atividades místicas e até perigosas. Portanto, obviamente questionado e temido pelos céticos religiosos.

Sua origem ainda é desconhecida e questionada pelos historiadores devido a inúmeros registros e vestígios de sua presença, desde civilizações antigas como a Egípcia ou a Chinesa, até as existentes Cartas do Tarot de Visconti Sforza, datadas de meados do século XV no ano de 1441, ainda exibidas no Museu Nacional de Paris.

download (3)Devido a característica multicultural do Tarot, apesar de conter significados e símbolos de várias épocas e de várias nações da civilização humana, este instrumento termina constituindo um conjunto de informações pouco conhecidas e adversas, devido a própria complexidade dos contrastes culturais entre os países do mundo. Este fator, sem dúvida, dificulta a disseminação e desmitificação deste instrumento que pelo mesmo motivo, fica limitado à utilização de poucos que se propõem a enfrentar as barreiras culturais e religiosas para desvendar sua real utilização.

Fadado à um limitado grupo de pesquisadores e diante da ignorância dogmática, o Tarot se vê exposto à Ética e ao conjunto de Valores Humanos individuais de quem o manuseia, seja para si próprio ou para o público.

Na realidade o Tarot é apenas um conjunto de 78 Cartas que se propõem a descrever o processo de experiências do ser humano em sua vida, considerando que nossa vida seja dividida em etapas ou estágios que podem nos representar tanto num aspecto evolutivo, quanto num aspecto involutivo. Dessa maneira, um bom Tarólogo é capaz de mapear este processo de vida em seu cliente e portanto, prever e interpretar a sequência que representa este indivíduo e consequentemente, orientar a maneira mais eficiente de superar os obstáculos, revelando o aprendizado incutido em cada vivência para ampliar a percepção e a consciência deste cliente sobre sua própria vida.

Portanto, este processo técnico não está vinculado a nenhuma religião ou crença, e principalmente, não depende de nenhum Dom Mediúnico ou técnica de Incorporação.  A leitura de Tarot é um processo Técnico-Intuitivo que se apropria da capacidade de concentração, compreensão, memorização, assimilação e intuição que cada Tarólogo possui em estágios e profundidades diferentes. É por este motivo, que podemos obter respostas mais ou menos eficientes, mais ou menos corretas numa leitura de Tarot, pois dependerá da capacidade individual do profissional. É devido a esta complexidade que é tão raro e importante um Tarólogo capacitado e experiente!

Por fim, é importante também salientar a grande diferença que há entre o trabalho de um Tarólogo (Pesquisador do Tarot) e o trabalho de uma Cartomante (Pesquisadora de Lenormand ou Baralho Cigano como é conhecido no Brasil). O Lenormad é um instrumento completamente diferente do Tarot, pois embora também sirva para previsões, não se propõe a representar os estágios de vida do ser humano. Ele representa as situações da vida, especificamente os contextos e valores do cotidiano expressos em um conjunto de apenas 56 Cartas, que podem tão eficiente quanto o Tarot, prever e orientar sobre os acontecimentos de nossas vidas, porém com outra técnica e critérios próprios.

blog2)Espero profundamente com este texto, contribuir para o esclarecimento e consequentemente a desmitificação deste instrumento maravilhoso, que é capaz de proporcionar transformações gigantescas na vida de todo ser humano. O Tarot quando utilizado com ética e competência só tem a contribuir para a vida de todos, pois estamos vinculados pela semelhança genética de nossa raça, o que nos oferece condições e padrões semelhantes e portanto, possibilita que todas as experiências reveladas numa consulta, sirvam de aprendizado para ambos, tanto o cliente quanto o Tarólogo. É por esta razão que sempre digo: “Com o Tarot não faço apenas clientes, faço amigos!”, pois considero que o aprendizado daquele cliente, poderá ser igualmente útil em algum momento de minha vida.

Rodrigo Ozório – Tarólogo, Mago da Tradición de la Luna, Reikiano, Curador Prânico, Arquiteto e Urbanista, Artista Plástico e Cantor Lírico.

Observação: Em 9/10/2002, surge a portaria ministerial nº 397, instituindo uma nova CBO – Classificação Brasileira de Ocupações (CBOsite) que reconhece o tarólogo, o cartomante e o vidente por intermédio do código 5168-05 e, igualmente, o astrólogo e o numerólogo (5167) e as terapias alternativas (3221). As normas foram baseadas em codificações promovidas pela OIT – Organização Internacional do Trabalho (www.ilo.org) que, em sua Classificação Internacional Uniforme de Ocupações, também reconhece nossa classe sob o código 5152: fortune-teller. Dessa forma, o Ministério do Trabalho e Emprego (www.mtecbo.gov.br) considera serem ocupações ou profissões legais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s